Projeto S - Side By Side
Nome: Side By Side
Ano: 2017
Episódios: 8
País: Tailândia
Onde encontrar : Yukiazu
Atores: @Thanapob_lee ; @Skywongravee
Sinopse: Tum (Ple Hattaya Wongkrajang) e Tang (Sukwan Bulkul) criaram os dois filhos ajudando-se mutuamente, como se o filho da outra fosse o seu. Os dois garotos cresceram como irmãos. Yim, filho de Tum, é autista e seu desenvolvimento mental e físico é de uma criança de 6 anos. Tang, ex atleta de badminton, que pratica o esporte com seu filho Dong, decide treinar Yim na prática esportiva, com a esperança que isso o ajude no seu desenvolvimento. Entretanto, um verdadeiro milagre acontece quando eles descobrem que Yim é um excelente jogador de badminton, superior a Dong. Tang, então, decidem formar uma dupla profissional entre Yim e Dong. Mas ninguém, nem mesmo a própria família, parecem estar preparadas para as dificuldades que essa decisão irá causar.
Antes de começar a resenha crítica, tenho que explicar de onde surgiu 'Side by Side'. A série é do acoplado do Projeto S, que tem exatamente 4° temporadas. Sendo Side By Side a 2° temporada. Todos os projetos S tem como principal foco algum tipo de esporte. A 3° temporada também parece ser bem legal, sobre o esporte skate e acompanha o ator James (ex Hormones The Series e 9x9 idol).
Agora voltando para o foco principal, essa série já tinha me causado uma grande expectativa. Exatamente por ser um tema importante e que pode trazer mais visibilidade para a sociedade entender e desconstruir qualquer tipo de preconceito sobre o AUTISMO.
Não temos muitas séries que tem esses temas, e essa série passou muito bem. O ator escolhido para fazer o Yim, foi o maior acerto, se não o maior acerto de todas as séries que já vi. Ele atua tão bem, que você fica boquiaberto.
A história dele toda mostra os altos e baixos do autismo. Mostra o quanto ele é uma pessoa carinhosa, o quando ele pode ser agressivo em uma crise, como ele é inocente diante das outras pessoas e como ele pode se desconcentrar em pequenas coisas do cotidiano. Mas o Yim mesmo sendo especial se destaca diante das pessoas por ser o melhor jogador do seu esporte.
A série consegue mostrar o quanto as pessoas podem ser preconceituosas com autistas, o que é importante já que para ter uma visibilidade maior você não pode trazer apenas as coisas boas, você tem que trazer toda a parte de preconceito, as dificuldade de viver em uma sociedade sendo especial.
O drama focaliza ainda mais que no esporte, no ambiente familiar. Quase toda a ficção mostra as duas mães tendo dificuldades em cuidar dos seus filhos, o dinheiro que elas gastam na educação deles. O carinho enorme que eles têm pelos dois garotos de maneiras diferentes, as vezes até de uma maneira meio ruim, já que muitas situações elas não sabem agir bem.
Outro trama que nós é proposto é a situação do Dong, em querer ser o melhor jogador e querer sempre toda a atenção da mãe, que sempre está disposta a se ausentar para cuidar do Yim. Muitas cenas podemos ver ele invejoso pela atenção que o 'irmão' recebe, as vezes ele acaba até tratando mal o Yim por estar com raiva de toda essa situação.
Muitas pessoas ficaram do lado do Dong por dizerem que ele acaba sendo esquecido pela família, por causa da doença do irmão. Porém em minha opinião crítica discordo, o Yim precisa sim de mais atenção, o Dong já é um menino crescido que vai sair de casa (Incluive muitas cenas ele já nem frequenta a própria casa), então ele vai ter uma vida independente, mas o Yim não tem essa opção, mesmo que no final mostre uma grande melhora dele diante de várias situações ele ainda continua sendo cuidado pelas mães. Então eu discordo de toda maldade que o Dong faz em ser egoísta, o que me fez ver ele como vilão durante a série.
MAS tirando nossas opiniões o drama é sim recomendado para todas as pessoas, é um drama fora da caixinha que precisa ser conhecido e visto. A trama também tem algumas situações inesperadas, mas que são fracas diante de todo o resto. E o final é surpreendente, você não espera um final daquele jeito.
E ah não é LGBT, muitas pessoas acabam assistindo achando que é dessa temática, mas não é. Ele não tem foco em casais, tem alguns bromances, mas nada shippavel.







Comentários
Postar um comentário